Emater promove bate papo sobre trigo silageiro

A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) realizou um bate-papo com produtores rurais de Córrego Fundo para apresentar informações sobre o cultivo do trigo MG Brilhante voltado à produção de silagem.

De acordo com o técnico da Emater-MG, Marcos Roberto de Souza, o encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e apresentar os principais aspectos da cultura, como produtividade por hectare, valor nutricional, benefícios e formas de acesso às sementes.

Segundo o técnico, o trigo silageiro surge como uma alternativa importante para produtores que perderam a janela de plantio do milho safrinha, geralmente até o dia 20 de fevereiro, ou para aqueles que desejam diversificar a alimentação do rebanho. “A ideia também é incentivar a mistura de cerca de 30% da silagem de trigo com a silagem de milho, melhorando a dieta dos animais com a oferta de fibra longa, o que estimula a ruminação”, explicou.

Ainda de acordo com o técnico da Emater-MG, o trigo demanda aproximadamente um terço da quantidade de água necessária para o milho completar seu ciclo, permitindo um plantio mais tardio e maior flexibilidade no planejamento das atividades agrícolas.

Para a supervisora do Departamento de Agricultura do município, Bruna Elisa da Silveira, a alternativa pode trazer benefícios significativos aos produtores. “Essa opção pode facilitar a vida de muitos produtores, principalmente daqueles que não conseguem liberar a área mais cedo após a colheita das culturas das águas”, destacou.

Publicado em: 1 de abril de 2026