Hino e Brasão

brasaoO Brasão de Armas de Córrego Fundo foi reconhecido como símbolo municipal através da Lei 032, de 02 de outubro de 1997.

Juntamente à bandeira da cidade, que compõe-se do Brasão de Armas Municipal sobre o fundo branco.

Em seu memorial descritivo, é explicitado o significado dos elementos que o compõem.

Clique aqui e acesse a Lei 032/1997, e os anexos com o desenho do brasão e o memorial descritivo.

Brasão de Armas – memorial descritivo

Descrição heráldica

O escudo, em estilo Português (ibérico), sobreposto à bandeira da Pátria brasileira e a bandeira do Estado de Minas Gerais, tendo no centro um leão de cor branca sobre o qual fora traçado uma faixa de cor verde, que traz consigo as seguintes identificações: do seu lado esquerdo superior uma serra de pedras calcárias de cor cinza; ao centro um cruzeiro de cor preta e do lado direito inferior uma faixa ondeada azul identificando o córrego; sob o escudo encontra-se uma faixa de cor branca e de escritas azuis carregada dos seguintes dizeres: Córrego Fundo 1995; tudo encimado pela coroa mural de cinco torres de cor preta e fundo cinza.

A interpretação

O escudo português, em toda sua beleza, lembra a origem lusitana de nossa Pátria; as bandeiras do Brasil e a do Estado de Minas Gerais contam a nossa identificação pátria-estadual; o leão demonstra a força de um povo incansável em busca de liberdade, igualdade, humanidade e paz nos dias vindouros; a serra calcárea demonstra nossas fontes de riquezas minerais inesgotáveis; o cruzeiro evidencia a fé cristã do povo corregofundense; o córrego que corta a faixa verde é que dá a denominação a nova cidade do centro-oeste mineiro; a coroa mural com cinco torres e toda sua imponência identifica a cidade; a cor azul simboliza o nosso céu e nossas fontes de água; o verde conta a fartura de nossas matas e a fertilidade de nossos campos; o cinza e o amarelo representam todas as nossas riquezas minerais existentes no município; o vermelho evidencia um povo que luta por dias melhores; a data 1995 é a marca de elevação à categoria de cidade.

O Hino a Córrego Fundo foi criado pela Lei 103, de 12 de julho de 2000.

Clique aqui e acesse a Lei 103/2000, e os anexos com a pauta musical e a letra, ambas compostas por Expedito da Costa Guimarães (Boel), cidadão corregofundense.

Hino a Córrego Fundo

Somos Mineiros orgulhosos reunidos,

Que viemos demonstrar nosso amor

A essa cidade tão querida,

Córrego Fundo é imenso o seu valor.

Estribilho

Os nossos sonhos se tornaram realidade,

De mãos dadas nós viemos te abraçar,

Todos risonhos cheios de felicidade

Nobre cidade, como é lindo te amar.

Sua história é bonita e verdadeira,

Tem um baú de pedras brilhantes calcáreas,

E o que faz levantar nossa bandeira,

No horizonte depois de cada batalha