Foi realizado nesta quarta-feira, 10 de setembro, o primeiro debate da segunda fase do Projeto Cartas, uma iniciativa da Paróquia Sagrada Família. O evento envolveu alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre José Sangali, e ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Córrego Fundo.
O debate, que tratou de temas como ecologia integral, legislação ambiental e responsabilidade social, seguiu o formato previsto em edital, com grupos de estudantes atuando como defensores e acusadores dos temas sorteados. A atividade integra a preparação para a produção de cartas argumentativas dirigidas a autoridades.
A banca avaliadora foi composta por representantes do poder público, da educação, do setor privado e da comunidade religiosa. Entre os avaliadores estiveram o pároco José Pimenta da Silva; a assessora paroquial e diretora do Centro de Educação Infantil Maria Madalena do Couto; o diretor da Escola Estadual Padre José Sangali, Jadir Caetano Costa e a professora da escola Juliana Costa Khouri; a professora Franciellen Leão, do Colégio Santa Terezinha de Formiga; o vereador Romário Costa; o vice-prefeito Weslei Carlos da Silva; o vereador e presidente do Legislativo, Cássio Faria; além de representantes da empresa Cal Cruzeiro, Cláudia Rodrigues Couto, e da VL Cal, Arthur Leão.
Os critérios utilizados na avaliação incluíram domínio do tema, capacidade de argumentação, coesão e coerência textual, utilização do tempo de fala, vocabulário e oratória. Os alunos melhor avaliados nesta etapa seguirão para a fase final do projeto, que contará com a participação de estudantes do Colégio Santa Terezinha, de Formiga.
O Projeto Cartas foi idealizado pelo acólito e conselheiro paroquial Gean Carlos Sousa. Na escola de Córrego Fundo, as atividades foram desenvolvidas em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, sob a coordenação da professora Josiane Lima Moura. Segundo Gean, o projeto tem caráter acadêmico, ecumênico e social, visando desenvolver o senso crítico, a oratória e a capacidade de escrita dos jovens, além de promover a a integração entre escolas.
Publicado em: 11 de setembro de 2025