O município de Córrego Fundo realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) entre os dias 11 e 13 de agosto. O objetivo do levantamento é mapear os bairros e regiões da cidade para identificar os locais com maior presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Agentes de Combate a Endemias percorreram domicílios e estabelecimentos durante os três dias de trabalho, vistoriando reservatórios de água, caixas, ralos, calhas e recipientes passíveis de se tornarem criadouros. Conforme necessário, foram realizados tratamentos focais e orientações à população.
Os resultados apontaram um baixo índice de infestação predial no município. A Secretaria de Saúde informa que o resultado demonstra que as ações de combate têm sido eficazes e que a população tem colaborado com as medidas de prevenção.
A pasta ressalta que a vigilância deve ser mantida e recomenda à população medidas como manter caixas d’água tampadas, descartar corretamente o lixo e eliminar recipientes que acumulem água parada.
Publicado em: 4 de setembro de 2025