A Administração Municipal, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do Departamento de Agricultura, em parceria com a Emater, promoverá um curso de “Análise Sensorial e Classificação de Cachaça”. Será realizado de 7 a 10 de novembro, das 8h às 17 horas. O curso, ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), é voltado especialmente para produtores e revendedores de cachaça. Os interessados poderão se inscrever na Emater (Empresa Assistência Técnica Extensão Rural), no prédio da Prefeitura ou no CRAS. A idade mínima para fazer o curso é 18 anos.
O objetivo é oferecer capacitação para analisar o aroma, o sabor e a qualidade da cachaça, bem como fazer sua classificação, rotulagem, entre outras práticas, para melhor oferta e comercialização do produto. O curso será gratuito e terá emissão de certificado.
O técnico da Emater no município, Marcos Roberto de Souza, explicou que existem diversas informações importantes para que o produtor de cachaça aprenda e, com isso, invista e melhore seu processo de fabricação, bem como o produto final. “Saber analisar o aroma, a madeira para envelhecimento, o cuidado com o teor alcóolico, tudo isso são questões que podem agregar bastante valor ao produto”, comentou.
A ementa do curso conta com os seguintes tópicos:
– Aspectos Econômicos da Produção e Comercialização da Cachaça no Brasil e no Mundo
– Perfil do Profissional Classificador de Cachaça
– Identificação dos Aromas da Cachaça
– Classificação da Cachaça Conforme Ministério da Agricultura
– Diferenças entre a Cachaça de Coluna e a de Alambique
– Identificação dos Gostos Básicos da Cachaça
– Identificação de Madeiras Usadas no Envelhecimento de Cachaças
– Defeitos Sensoriais da Cachaça e suas Origens
– Montagem da Roda de Aromas para Cachaça
– Análise de Rótulos de Cachaça
– Avaliação Sensorial de Cachaças
– Determinação do Grau Alcoólico da Cachaça
– Elaboração de Laudo de Parecer Sensorial
– Classificação Sensorial Final das Cachaças
Publicado em: 27 de outubro de 2022