Nos dias 1º e 2 de fevereiro, as Agentes Comunitárias de Saúde de Córrego Fundo participaram de uma capacitação para somar esforços ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika. O trabalho de visitas domiciliares terá também a atenção para o foco da doença e as orientações aos cidadãos.
A ação foi uma determinação do Ministério da Saúde e será um reforço ao trabalho dos Agentes de Endemias, cuja atuação é diretamente relacionada ao combate do mosquito.
A capacitação foi ministrada pela coordenadora da equipe de Agentes de Endemias, Silma Veloso de Oliveira. No dia 1º, a capacitação foi realizada na UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) Padre Dionísio, em Córrego Fundo de Cima. Já no dia 2, a equipe da UAPS Cristino Antônio de Faria, reuniu-se na sala de reuniões da Prefeitura.
O conteúdo abordado entre as agentes tratou a respeito da verificação da residência e focos da larva do mosquito. Além disso, as agentes irão orientar os moradores sobre a identificação e eliminação do foco.
Em casos de haver foco do mosquito, os cidadãos serão notificados e a equipe de Agentes de Endemias será acionada a atuar no combate e prevenção da proliferação do Aedes aegypti.
A coordenadora da Atenção Básica e Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Gabriela Flávia de Faria, destacou que as Agentes Comunitárias trabalharão em parceria com os Agentes de Endemias. “A preocupação é de erradicar o mosquito transmissor das doenças e garantir qualidade de vida à população. Um trabalho não irá comprometer o outro, mas sim somar e aumentar a agilidade na notificação e combate às doenças. Contamos com o apoio e participação dos córregofundenses para este trabalho que é do interesse de todos”.