No mês de fevereiro, o departamento de Vigilância Sanitária promoveu uma ação de conscientização junto aos alunos das escolas municipais de Córrego Fundo, “Rafael José Alves” e “Tereza Maria de Faria Vaz”. Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados a doenças que são especialmente transmitidas no período chuvoso e em casos de enchentes.
As orientações foram apresentadas aos alunos pela fiscal de Vigilância Sanitária, Brunelly Laisa Veloso, que falou sobre os riscos de contaminação e cuidados para prevenção de doenças comuns nesta época.
A ocorrência de chuvas, como as que acontecem nesse período do ano, pode aumentar os riscos de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos. As orientações são para cuidados de higiene, de modo geral, especialmente em relação à água. Os cuidados com os alimentos também precisam ser redobrados.
A presença de roedores, insetos e outros animais podem aumentar os riscos de contaminação. E os animais peçonhentos, mesmo podendo aparecer durante todo o ano, com a chegada do período de calor e chuvas, têm aumentada a probabilidade de ocorrência.
Doenças com maior incidência no período: