Encontro de Carros de Boi mantém tradição viva em Córrego Fundo

A Prefeitura de Córrego Fundo, por meio do Departamento de Agricultura e da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Desenvolvimento e Agricultura, em parceria com a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), realizou no dia 13 de junho o 11º Encontro de Carros de Boi de Córrego Fundo. O evento reuniu participantes do município e de cidades vizinhas, fortalecendo a preservação das tradições rurais e da cultura mineira.
De acordo com o técnico da Emater-MG no município, Marcos Roberto de Souza, o encontro contou com a participação de 18 carros de boi, vindos de municípios como Arcos, Formiga e Pains, além dos representantes de Córrego Fundo. Segundo ele, a realização do evento foi resultado do trabalho conjunto de diversas pessoas e instituições comprometidas com a valorização das tradições do campo.
O encontro teve como principal objetivo manter viva a história dos carros de boi, que por muitos anos foram utilizados como meio de transporte de cargas e pessoas em diversas regiões do país. A iniciativa também proporciona às novas gerações a oportunidade de conhecer de perto um importante símbolo da cultura rural brasileira.
Segundo a supervisora do Departamento de Agricultura, Bruna Eliza da Silveira, o público presente demonstrou grande satisfação com o evento e destacou a importância de sua continuidade. Além de preservar a cultura, o encontro contribui para a movimentação da economia local, promove lazer e entretenimento e fortalece os laços entre moradores e visitantes.
A realização do Encontro de Carros de Boi reforça o compromisso da Prefeitura de Córrego Fundo e da Emater-MG com a valorização das tradições locais, preservando costumes que fazem parte da identidade cultural do município.

Publicado em: 25 de junho de 2026