Palestra sobre câncer de colo de útero encerra campanha Março Lilás em Córrego Fundo

Na manhã de hoje, 01 de abril, foi realizada uma palestra na sala de espera da unidade de saúde Padre Dionísio, conscientizando sobre a prevenção do câncer de colo de útero. A ação encerra as atividades da campanha Março Lilás, que tem a prevenção desta doença como tema. A palestra foi ministrada pela médica da Família da Unidade Padre Dionísio, Leila Maria de Queiroz.

Outras importantes informações foram sobre a importância de ser realizado o exame Papanicolau, para prevenção e diagnóstico precoce desta e de outras possíveis doenças no colo do útero. Além disso, foram feitos esclarecimentos sobre o HPV (Papilomavírus Humano) que pode provocar câncer e verrugas genitais em homens e mulheres.

Para prevenção ao HPV, existe uma vacina disponível gratuitamente pelo SUS, nas unidades de saúde, direcionada para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos.

De acordo com informações da secretaria de Saúde, a vacina e a informação são importantes aliadas na prevenção de doenças e promoção de saúde. “Informe-se e proteja a si e a seus familiares”.

Publicado em: 1 de abril de 2024