Campanha de vacinação contra influenza em Córrego Fundo tem início na próxima semana

Em Córrego Fundo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) iniciará na segunda-feira, 25 de março. Pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha devem procurar as unidades de saúde da cidade para receber a dose e atualizar o cartão de vacina.

Os grupos convocados para receberem a vacina contra a gripe são: idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades (mediante indicação médica); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; e população privada de liberdade.

Para ter acesso à dose é preciso levar a carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto, e documento que comprove estar incluso no grupo convocado para vacinação, como, por exemplo, documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, ou seja, relatório médico para o portador de doença crônica; contracheque ou crachá para que o trabalhador de saúde ou professor comprove que está na ativa; e certidão de nascimento para que a puérpera comprove que teve filho nos últimos 45 dias.

No sábado, dia 13 de abril o município adere ao Dia D da campanha, que acontece em todo o país.

A vacina estará disponível nas unidades de saúde até o dia 31 de maio.

Influenza

A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.