Córrego Fundo realiza reunião estratégica para reforçar ações de enfrentamento à dengue

A Administração Municipal de Córrego Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião estratégica emergencial para acompanhamento e reforço das ações de combate à dengue e outras doenças transmitida pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika e chikungunya.
O encontro, que ocorreu na sede da Secretaria de Saúde, contou com a participação de gestores e coordenadores de saúde nos mais diversos âmbitos.
O foco da reunião foi o fortalecimento das ações de prevenção e controle diante do aumento alarmante de casos de dengue no início de 2024.
Conforme dados do boletim semanal de dengue, divulgado na quinta-feira, dia 1º de fevereiro, há 255 casos notificados como suspeitos e 155 casos confirmados de dengue.
Durante reunião, entre outros assuntos, foi discutido o cumprimento ao protocolo estadual de saúde do estado, com a adequação do fluxo de atendimento e monitoramento dos pacientes suspeitos e positivos para a dengue.
O monitoramento inicial dos sintomas será feito por profissionais da atenção primária, que orientarão a população sobre a melhor conduta a ser tomada, de acordo com a gravidade do caso.
Dessa forma, assim que suspeitar de algum sintoma, o paciente que, de forma alguma deverá tomar qualquer tipo de medicamento, deverá entrar em contato com as unidades de saúde para ser iniciado o monitoramento adequado.
Na oportunidade, será feita uma triagem, onde os pacientes com sintomas mais graves serão direcionados para a UPA e atendidos de acordo com o protocolo estadual, e conforme a gravidade dos sintomas apresentados.

Publicado em: 2 de fevereiro de 2024