Identificado foco do mosquito aedes aegypti no bairro Rosário

Nesta semana, foi feita a identificação de foco de aedes aegypti no Bairro Rosário, em Córrego Fundo. A verificação dos focos da larva do mosquito é feita com o objetivo de a secretaria de Saúde atuar mais intensamente na localidade, combatendo a larva do mosquito transmissor da dengue, bem como para a população da região redobrar os cuidados para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. No mesmo bairro, foi confirmado caso positivo para Dengue.

Durante todo o ano, são feitas ações contínuas de prevenção e combate a Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Entre as ações, estão os mutirões de coleta de entulho que podem tornar-se criadouros ocorrem uma vez por mês, em toda a cidade. A ação preventiva e de combate às doenças são feitas por uma parceria entre as secretarias de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde e agentes de Endemias, e secretaria de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Além da coleta de entulhos, são feitas ações de orientação para a população com visitas residenciais, palestras educativas nas escolas, ações pontuais de combate às larvas do mosquito e feitas limpeza de locais públicos e cobertura de caixas d’água. Outra medida preventiva, é o trabalho de recolhimento e análise larvária de amostras retiradas em locais com água parada. O objetivo da ação é analisar se a larva é positiva para o aedes aegypti e verificar pontos de maior risco de contaminação.

Segundo informações da coordenadora da Vigilância em Saúde, Brunelle Laisa Veloso, estão sendo feitas inúmeras iniciativas de prevenção e combate à dengue, mas o empenho da população é fundamental para que a cidade fique protegida.

Publicado em: 4 de janeiro de 2024