Administração Municipal e Rotary promovem ação da Campanha Hepatite Zero na VL Cal

Em outubro, foi iniciada em Córrego Fundo a Campanha Hepatite Zero, promovida pela Prefeitura de Córrego Fundo, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Rotary Club do município. O objetivo da ação é promover testagem de pessoas acima de 40 anos contra as Hepatites B e C. Uma das ações da campanha foi a ação de testagem nos trabalhadores da VL Cal, no dia 26 de outubro.

A campanha Hepatite Zero é nacional e visa corresponder ao compromisso firmado pelo Brasil junto à OMS e todos os seus países membros de eliminar 65% das mortes em decorrência da Hepatite e evitar até 90% dos novos casos até 2030.

Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros estejam infectados com o vírus da hepatite B e C. O número de mortes causados pela doença ultrapassa o índice de HIV.

A empresa Microminas já recebeu também uma equipe dos servidores da secretaria de saúde para promoção das testagens. Em Córrego Fundo a campanha teve início com a assinatura de um termo de parceria entre o Executivo e o Rotary, para formalizar as responsabilidades para o desenvolvimento de ações conjuntas para a ampliação da testagem para hepatites B e C no município.

Publicado em: 9 de novembro de 2023