Córrego Fundo realiza primeiros Concursos de Cachaça e Café

A Administração Municipal em parceria com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Córrego Fundo promoveu, em 2023, o 1º Concurso de Cachaça e o 1º Concurso do Café. Para ambos os concursos, o objetivo foi promover a análise da qualidade e a valorização dos produtos da cidade.

Concurso de Cachaça

O concurso de Cachaça foi realizado em duas etapas. Inicialmente, os produtores tiveram uma amostra da bebida enviada para o Ministério da Agricultura para uma análise padrão da qualidade. Posteriormente, as bebidas aprovadas passaram por uma análise sensorial, observando sabor, cheiro, aparência. Foram três jurados para avaliar as cachaças concorrentes. Entre eles, um especialista de cachaça da cidade de Lavras.

O resultado da análise sensorial foi no mesmo dia da premiação, divulgado no palco do aniversário de Córrego Fundo. O vencedor em primeiro lugar foi Roberto Carlos de Faria, da comunidade de Córrego Fundo de Baixo, que recebeu um troféu e prêmio em dinheiro.

Concurso de café

Por meio de uma parceria estabelecida entre a unidade da Emater do município e a Cooperativa de Produtores de Café de Piumhi, foi feita uma análise sensorial de amostras de café dos produtores da cidade e, posteriormente, a Emater procedeu a classificação dos cafés participantes.

O resultado foi divulgado no dia 22 de outubro, durante as comemorações do aniversário de Córrego Fundo. O vencedor foi Grinaldo José de Brito, que recebeu um troféu e foi premiado em dinheiro.

Segundo informações do técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, além de ser uma competição que valoriza os produtos da cidade, é uma forma de os produtores terem avaliados seus produtos, terem uma referência quanto aos aspectos positivos e do que pode ser aprimorados.

O resultado das análises servirá ainda como forma de a Emater direcionar a orientação aos produtores, para evitar defeitos e promover melhorias nos produtos.

Publicado em: 8 de novembro de 2023