Córrego Fundo alcança nota 10 no Previne Brasil

O município de Córrego Fundo foi pontuado com nota 10 no Programa Previne Brasil, referente ao 2º Quadrimestre de 2023. A subida no ranking é resultado das ações da atenção primária, da secretaria de Saúde.

O programa Previne Brasil foi criado em 2019, e atua de forma que regular os repasses para os municípios, a partir de três critérios: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

A primeira nota alcançada por Córrego Fundo, quando da criação do programa foi 6,24, no 3º quadrimestre de 2020. Neste ano, no 2º quadrimestre, a nota foi 10.

Alguns importantes indicadores do programa são, por exemplo, proporção de gestantes que realizam ao menos seis consultas de pré-natal, que realizam exames para sífilis e HIV, bem como tratamento odontológico; proporção de pessoas hipertensas e diabéticas que fazem acompanhamento de saúde semestralmente; proporção de crianças vacinadas; dentre outros indicativos, que estabelecem um quantitativo para a pontuação do município.

A enfermeira Jayne Cristina Guimarães, coordenadora da Atenção Primária em Saúde, cumprimentou toda equipe da secretaria de Saúde, especialmente os que atuam na atenção primária pelo resultado alcançado. “É uma satisfação ver o empenho de todos para melhorar a cada dia, não somente pensando em metas, mas principalmente na melhoria do serviço prestado e da qualidade de saúde das pessoas. Alcançar 100% é muito gratificante e pretendemos trabalhar cada vez mais para nos manter neste índice”, comentou.

Publicado em: 11 de outubro de 2023