Festividade marcará o aniversário de 28 anos de Córrego Fundo

Outubro é um mês muito esperado em Córrego Fundo. É quando se comemora o aniversário da cidade e, em 2023, não será diferente. A data do aniversário é 23 de outubro, mas a festa será no domingo, dia 22, na Praça Vigário João Ivo. Haverá muita música e diversas atrações para comemorar os 28 anos de emancipação político-administrativa do Município.

Neste ano, a realização da festa é uma parceria entre a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores, que está devolvendo antecipadamente recursos não aplicados para contribuir com a realização do evento.

No domingo, das 8 às 12 horas, haverá comemoração do Dia das Crianças, com diversos brinquedos, além da distribuição de pipoca e algodão doce.

Às 16 horas, serão as apresentações artísticas de dança de crianças e jovens, além da abertura do 1º Concurso de Cachaça de Córrego Fundo.

Logo após, será feito o pronunciamento oficial das autoridades políticas e uma carreata da frota de veículos municipais. Também será o momento da premiação dos melhores classificados dos concursos da Cachaça e do Café.

Os shows terão início às 19 horas. Os primeiros a se apresentarem serão Frank e Nayra. Em seguida, Bruno César e, para encerrar a noite, Karol Shienna.

Haverá barracas de comidas e bebidas de associações e comerciantes da cidade. A realização do evento tem o apoio do Sicoob Credifor. Também incentivam o evento, as empresas: VL Cal, Brancal e Mr. Rock.

Momento cívico

A solenidade cívica em comemoração ao aniversário de Córrego Fundo será na segunda-feira, 23 de outubro, às 9 horas na sede da Prefeitura Municipal.

Haverá hasteamento das bandeiras, execução dos hinos Nacional e a Córrego Fundo, bem como pronunciamento de autoridades.

Concurso de Cachaça

Neste aniversário de Córrego Fundo, será realizado o 1º Concurso de Cachaça da cidade. Os produtores do município participarão de uma competição da qualidade da cachaça produzida.

Uma amostra das cachaças foi enviada para análise da qualidade padrão do produtor e, no dia do evento, será feito o julgamento dos produtos, com base em análise sensorial. Serão três jurados para avaliar as cachaças concorrentes. Entre eles, um especialista de cachaça, da cidade de Lavras.

O resultado será no mesmo dia, divulgado no palco do evento. O vencedor em primeiro lugar receberá um troféu e será premiado em dinheiro.

Concurso de café

Produtores de café que participaram de um concurso sobre a qualidade do produto serão premiados na festividade do aniversário de Córrego Fundo.

Por meio de uma parceria estabelecida entre a unidade da Emater do município e a Cooperativa de Produtores de Café de Piumhi, foi feita uma análise sensorial de amostras de café dos produtores da cidade e, posteriormente, a Emater procedeu a classificação dos cafés participantes. A análise aconteceu em setembro.

O resultado está sendo preparado no domingo. O vencedor em primeiro lugar receberá um troféu e será premiado em dinheiro.

Tanto o concurso da Cachaça como do Café estão sendo realizados com o apoio da unidade da Emater na cidade. Segundo informações do técnico, Marcos Roberto de Souza, além de ser uma competição que valoriza os produtos da cidade, é uma forma de os produtores terem avaliados seus produtos, terem uma referência quanto aos aspectos positivos e do que pode ser aprimorados.

O resultado das análises servirá ainda como forma de a Emater direcionar a orientação aos produtores, para evitar defeitos e promover melhorias nos produtos.

Publicado em: 10 de outubro de 2023