Setembro Amarelo é tema de ação coletiva na Escola Estadual Padre José Sangali

Na quarta-feira, dia 27 de setembro, uma equipe da secretaria de Saúde visitou a Escola Estadual Padre José Sangali para uma ação coletiva da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

Compareceram a enfermeira Michele Maira de Faria, responsável pela Unidade de Saúde Padre Dionísio, e as agentes comunitárias de saúde, Cristiane Felicíssima Teixeira e Mélane Rodrigues de Faria, que falaram sobre o assunto aos alunos do Ensino Médio.

A fala das profissionais da Saúde foi especialmente voltada para orientar os estudantes a buscarem ajuda se estiverem passando por situações mentais e emocionais de dificuldade e sofrimento. Além disso, explicaram os cuidados que a Saúde do município oferece gratuitamente para atendimento dos jovens. Outra abordagem foi para observarem os colegas e amigos, ouvirem e ajudarem a encaminhar a ajuda para quem estiver próximo e precisar de auxílio. Foram falados sobre métodos de prevenção, diálogo com amigos, pais e até mesmo com os professores.

Segundo a enfermeira Michele, essa parceria com a escola possibilita que se fortaleça cada vez mais os laços com os jovens estudantes, possibilitando mais ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, e alcance de cuidados para aumentar a qualidade de vida.

Publicado em: 28 de setembro de 2023