Alunos da rede municipal em preparação para as avaliações do SAEB

Estudantes da rede municipal de educação estão sendo preparados para passarem pela aplicação das avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A preparação consiste em orientações e desenvolvimento de atividades simuladas, para adaptação ao molde de aplicação.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O SAEB permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Publicado em: 1 de setembro de 2023