Córrego Fundo participa da apresentação do projeto de rastreamento da Doença de Chagas crônica

No dia 11 de agosto, foi realizada uma reunião de representantes de municípios integrantes da Secretaria Regional de Saúde – unidade Divinópolis para a apresentação de um projeto de rastreamento de pacientes com Doença de Chagas crônica. A iniciativa é de pesquisadores do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical de São Paulo-Minas Gerais (SaMi-Trop) em parceria com a Rede de Teleassistência em Minas Gerais (RTMG) e o GT Chagas da SRS Divinópolis. A reunião foi realizada na sede da Mão Amiga, em Formiga.

O projeto deverá se iniciar em setembro de 2023, com ações focadas no rastreio da Doença de Chagas crônica utilizando como ferramenta o TeleECG, ofertado no seu município pela RTMG.

A doença de Chagas (DC) continua sendo uma das doenças mais negligenciadas do mundo, com estimativas de 5,7 milhões de infectados na América Latina e Central. Um dos principais desafios para o tratamento é o alto índice de subdiagnóstico e, consequentemente, de pacientes tratados. Estima-se que menos de 10% dos pacientes são diagnosticados e menos de 1% recebem tratamento específico. Em 2023, a proposta é expandir os projetos do SaMi-Trop para outras áreas endêmicas para DC, como o Centro-oeste de Minas Gerais. Este projeto será realizado com os 53 municípios adscritos à SRS Divinópolis além dos 54 municípios da SRS Montes Claros.

Publicado em: 24 de agosto de 2023