No dia 11 de agosto, foi realizada uma reunião de representantes de municípios integrantes da Secretaria Regional de Saúde – unidade Divinópolis para a apresentação de um projeto de rastreamento de pacientes com Doença de Chagas crônica. A iniciativa é de pesquisadores do Centro de Pesquisas em Medicina Tropical de São Paulo-Minas Gerais (SaMi-Trop) em parceria com a Rede de Teleassistência em Minas Gerais (RTMG) e o GT Chagas da SRS Divinópolis. A reunião foi realizada na sede da Mão Amiga, em Formiga.
O projeto deverá se iniciar em setembro de 2023, com ações focadas no rastreio da Doença de Chagas crônica utilizando como ferramenta o TeleECG, ofertado no seu município pela RTMG.
A doença de Chagas (DC) continua sendo uma das doenças mais negligenciadas do mundo, com estimativas de 5,7 milhões de infectados na América Latina e Central. Um dos principais desafios para o tratamento é o alto índice de subdiagnóstico e, consequentemente, de pacientes tratados. Estima-se que menos de 10% dos pacientes são diagnosticados e menos de 1% recebem tratamento específico. Em 2023, a proposta é expandir os projetos do SaMi-Trop para outras áreas endêmicas para DC, como o Centro-oeste de Minas Gerais. Este projeto será realizado com os 53 municípios adscritos à SRS Divinópolis além dos 54 municípios da SRS Montes Claros.
Publicado em: 24 de agosto de 2023