2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Córrego Fundo

No dia 17 de julho, foi realizada a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Córrego Fundo. A reunião foi uma das etapas da Conferência Nacional e teve como tema “Por democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar”.

O evento promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município, juntamente à secretaria de Saúde, ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura, com início às 12 horas. A abertura da conferência contou com uma palestra da nutricionista da secretaria da Educação Ausleny de Sousa.

Os principais objetivos do evento foram: discutir o conjunto de temas acerca da 8° Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais; apresentar propostas que contribuam para a formulação de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional; avaliar as atuações do COMSEA/Córrego Fundo, dos programas e ações públicas de Segurança Alimentar e Nutricional; e eleger delegados para a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme regulamento.

Já os eixos de discussão e desenvolvimento de propostas foram:

Eixo 1: Produção de alimentos saudáveis em Minas – responsável Marcos Roberto de Sousa, técnico da EMATER em Córrego Fundo.

Eixo 2: Fortalecimento popular e comunitário em segurança alimentar sustentável – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) – responsável Matildes Cristina da Silva, assistente social do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social).

Eixo 3: Combate à fome e à miséria como promoção do direito humano à alimentação e nutrição adequadas e inclusão social – responsável Fernanda Almeida de Mendonça, nutricionista da secretaria de Saúde.

Foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência que será realizada em âmbito regional, são eles: Ausleny membro do COMSEA, representante da secretaria de educação; Maria Sônia, membro do COMSEA, representante dos usuários do CRAS; e Nilza Augusta, membro do COMSEA, representante do Rotary.

A Conferência Regional será realizada no dia 17 de agosto, na cidade de Divinópolis.

Publicado em: 7 de agosto de 2023