Emater e departamento de Agricultura realizam análise de solo para produtores rurais

Está na hora de o produtor iniciar os preparativos para a safra 2023/2024 e o primeiro passo é saber como está o solo da propriedade, quanto à correção e fertilidade. As informações são do o técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) em Córrego Fundo, Marcos Roberto de Souza. Para o cultivo de uma terra, é necessário avaliar seus nutrientes, suas deficiências e as demandas para o manejo de determinada cultura. Trata-se da análise de solo, que pode ser realizada gratuitamente pela Emater aos produtores rurais do município.

A Emater, faz a visita na propriedade, realiza a coleta da amostra de solo, seguindo procedimentos técnicos e envia ao laboratório de análises de solo. Depois, quando fica pronto o resultado, faz a interpretação da análise de acordo com a cultura que o produtor quer implantar na área.

“Sabendo a necessidade de nutrientes do terreno, o agricultor irá investir na quantidade e na qualidade específica de produto que precisa, e não saturar o solo de elementos, que, nem sempre, são os necessários”, explicou Marcos. “Há também a questão de que um nutriente, em excesso, pode atrapalhar a absorção de outros”.

O supervisor do departamento de Agricultura, Paulo Ricardo, reforçou que o serviço de coleta e interpretação das análises de solo é gratuito e o produtor rural interessado custeia apenas o valor da análise do laboratório. Mais informações podem ser obtidas no departamento de Agricultura/EMATER, na sede da Prefeitura de Córrego Fundo.

Publicado em: 13 de julho de 2023