Patrimônio histórico e cultural é tema de palestra na Escola Estadual Padre José Sangali

No dia 14 de junho, os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre José Sangali receberam a visita da supervisora municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Nilda Aparecida Castro Faria, e da gestora do Circuito Grutas e Mar de Minas, Fernanda Cunha, para fazer uma palestra sobre “Patrimônio Cultural: os valores de Córrego Fundo”. A palestra foi ministrada em duas turmas do 1º ano, a convite das professoras de Humanidades e Ciências Sociais, Daiana Silva, e de Filosofia e Projeto de Vida, Juliana Khouri.

Em sua fala, Nilda destacou os bens que Córrego Fundo tem como patrimônio histórico e cultural, material e imaterial. Além disso, falou sobre a importância de todos os cidadãos conhecerem, divulgarem e valorizarem as raízes, as produções da cidade, seja em culinária, arte, modos de fazer, patrimônios naturais e edificações, que são parte da vida e da história de quem nasceu ou quem vive na cidade.

Fernanda falou aos alunos sobre a relação entre cultura e turismo. Ela reforçou a importância de a população valorizar os pontos turísticos que a cidade possui, e seu grande potencial turístico, como por exemplo as festas, modos de fazer, hábitos, pontos naturais, como por exemplo a Pedra do Macaco.

“A cidade tem muitas riquezas a serem conhecidas, para, assim, eles poderem conhecer um pouco mais de si mesmos”, comentaram as professoras. De acordo com a professora Daiana, foi importante a visita das palestrantes para reforçar o conteúdo aprendido na disciplina, relacionado aos conceitos e exemplos de patrimônio histórico-cultural, seja material ou imaterial. Para a professora Juliana, o objetivo foi a trabalhar a consciência do aluno a entender que sua formação enquanto pessoa é marcada pela cultura de onde vive.

Após as palestras, as palestrantes participaram de um momento de entrevista na Rádio Sangali, programa de rádio desenvolvido por alunos do 3º Ano durante horário de recreio, como atividade da disciplina de Artes, abordando a temática para todos os alunos da escola.

Publicado em: 28 de junho de 2023