Escolas Municipais e Estadual recebem orientações sobre prevenção e combate à dengue

Durante esta semana, foi intensificada a campanha de combate à dengue em Córrego Fundo. Está sendo feita uma ação para fortalecer os laços com crianças e jovens a fim de aumentar as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças.

Uma equipe formada por agentes de endemia e a coordenadora da Vigilância em Saúde, Brunelle Laisa Veloso, esteve nas escolas da cidade para envolver os estudantes nas medidas preventivas de proliferação do mosquito. Já foram visitadas as escolas municipais: Escola Municipal Rafael José Alves e Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz. A Escola Estadual Padre José Sangali também já contou com a visita aos alunos do matutino e, ainda nesta semana, o vespertino irá receber as orientações.

A preocupação do município é pelo grande número de casos de dengue e chikungunya nas cidades próximas e, especialmente, pelo surgimento de confirmações das doenças em Córrego Fundo.

Casos da doença

Até o dia de hoje, 30 de março, Córrego Fundo já confirmou 4 casos de dengue e 1 de chikungunya. Há ainda 15 casos de suspeita das doenças.

Ações de combate

Mensalmente, é realizado um mutirão de coleta de lixo que pode ser criadouro do mosquito transmissor. Em março, os bairros visitados foram Floresta, Mizael Bernardes da Silveira e Centro. Além disso, a equipe de agentes de endemias realiza um trabalho intensivo de visita às residências para verificação, orientação e medidas práticas no combate.

Outra medida recente, também neste mês, foi uma ação educativa para engajar não somente os adultos, mas também as crianças nas medidas preventivas. Foram visitados diversos bairros da cidade, com divulgação de panfletos e atividades informativas e lúdicas para crianças.

“Nosso trabalho está sendo constantemente intensificado para que Córrego Fundo não tenha um alto índice de contaminação da doença, mas nosso trabalho só dá resultado se for feito em conjunto com ações de todos os moradores, nas medidas preventivas”.

Publicado em: 30 de março de 2023