Córrego Fundo começa a registrar casos de dengue e chikungunya

Nesta semana, Córrego Fundo confirmou três casos de dengue um caso de chikungunya no município. Os índices de notificação passaram a indicar uma alta nos casos e na identificação de larvas positivas para as doenças. Diante disso, a secretaria de Saúde, especialmente o departamento de Vigilância em saúde, está promovendo uma série de iniciativas para prevenção das doenças.

Segundo a coordenadora do setor, Brunelle Laisa Veloso, existem ações que são realizadas o ano todo, como por exemplo o mutirão de coleta de lixo que podem ser criadouros do mosquito transmissor. Além disso, a equipe de agentes de endemias realiza um trabalho intensivo de visita às residências para verificação, orientação e medidas práticas no combate.

Neste mês de março, foi realizada também uma ação educativa para engajar não somente os adultos, mas também as crianças nas medidas preventivas. Todas as escolas da cidade foram visitadas, com orientações para os professores e alunos, falando dos sintomas, do tratamento e, principalmente, da prevenção.

Outra ação preventiva em saúde, é o trabalho de recolhimento e análise larvária de amostras retiradas em locais com água parada. O objetivo da ação é analisar se a larva é positiva para o aedes aegypti e verificar pontos de maior risco de contaminação. A análise tem sido feita pela servidora Maria Elisangela da Silva Faria, profissional capacitada para realização da leitura.

“Os agentes de combate de endemias estão fazendo um trabalho estratégico, intensivo, para que Córrego Fundo não tenha um alto índice de contaminação da doença. Sabemos que existem casos nas cidades próximas que chegaram a fase hemorrágica da dengue e casos de óbito. Nosso trabalho só dá resultado se for feito em conjunto com ações de todos os moradores, nas medidas preventivas”.

Publicado em: 29 de março de 2023