Produtores rurais recebem apoio de Prefeitura e Emater no cadastro de uso de água

A Administração Municipal de Córrego Fundo, por meio do Departamento de Agricultura e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) têm auxiliado produtores na realização do cadastro de uso insignificante de água.
Segundo o técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza, o cadastro do uso de água é obrigatório para todo tipo de uso de água, nas propriedades rurais. “Toda intervenção em recursos hídricos, seja ela feita em cisternas, córregos, rios, ou nascentes, exige que o produtor faça o cadastro de uso que, dependendo de algumas condições, pode se enquadrar como insignificante, que é o caso da maioria dos pequenos produtores rurais”, explicou. “Sendo assim, o produtor pode obter o certificado de uso insignificante que é sem custo, legalizando o uso do recurso hídrico em sua propriedade”. Marcos salienta que esta iniciativa evita notificações e multas, sendo inclusive uma exigência dos bancos para liberação de crédito rural. “Produtores interessados devem procurar a Emater e o Departamento de Agricultura, que ficam no prédio da prefeitura municipal, que estaremos prontos para dar o suporte necessário”, completou.

Publicado em: 2 de fevereiro de 2022