Córrego Fundo realiza ações da Campanha Novembro Azul

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoveu ações para lembrar a Campanha Novembro Azul. A campanha voltada para a conscientização e prevenção ao câncer de próstata envolveu as equipes das unidades básicas de Saúde, da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) realizaram atividades voltadas para os cuidados com a saúde dos homens, com distribuição de panfletos, alertas nos murais, palestras nas salas de espera das unidades e conscientização durante o Campeonato de Futebol Society da Quadra do Marinho.
Segundo nota da Secretaria de Saúde, dados da Sociedade Brasileira de Urologia, no Brasil revelam que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.
Embora a prevenção do câncer de próstata ainda seja um tabu entre os homens, é preciso atuar na conscientização e prevenção da doença junto a este público.

Publicado em: 10 de dezembro de 2021