Córrego Fundo participa de reunião do Colegiado de Saúde Mental

Na manhã desta quarta-feira, da 21 de setembro, a coordenadora do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) de Córrego Fundo, Walquiria Resende de Oliveira Teixeira, participou da reunião do Colegiado de Saúde Mental na GRS (Gerência Regional de Saúde).
Walquiria, que é psicóloga, representou o município no encontro que trouxe a temática “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”.
Na oportunidade, a palestrista abordou a importância das equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarem preparadas para atender a pacientes em sofrimento mental, trabalhando preventivamente a questão das tentativas de autoextermínio.
Para Walquiria a campanha do “Setembro Amarelo” é uma forma de alerta para toda a sociedade, com o intuito de mostrar às pessoas que sofrem com depressão e também as que não carregam essa doença que falar é um dos melhores e mais eficazes remédios. “Que possamos escutar mais as pessoas, permitir-se ser o ‘ouvido’ que alguém precisa nesse momento, nem que seja por um pequeno tempo. Deixar de olhar a tela do celular e olhar nos olhos do outro, para que essa pessoa se sinta acolhida e importante”, lembrou.
“É importante desmistificar ideias como ‘quem fala não faz’. O suicídio acontece sem aviso, quem tenta suicídio quer morrer, o suicídio está associado a transtorno mental. Falas como : ‘quem tenta uma vez não vai tentar de novo’, têm que ser desmistificadas pois são totalmente errôneas e prejudiciais, quando se quer ajudar alguém que está falando ou pensando em autoextermínio”, finalizou.

Publicado em: 22 de setembro de 2021