Emater e departamento de Agricultura realizam interpretação da análise de silo

Um dos serviços oferecidos pela parceria entre a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o departamento de Agricultura de Córrego Fundo é a análise bromatológica da silagem animal.

O técnico da empresa no município, Marcos Roberto de Souza, explicou que essa análise é um procedimento que deveria ser realizado por todos os criadores que fornecem silo aos seus animais. “Por esta análise, o técnico consegue formular uma ração que complemente de forma adequada a necessidade do animal, para sua mantença e produção, sem exageros ou deficiências”, explicou.

Entre os dados obtidos por esta análise estão o teor de matéria seca, proteína, nutrientes digestíveis totais, entre outros, para verificar a qualidade. Também são verificados dados de possíveis erros que o produtor possa ter cometido no processo de ensilagem, como o ponto de colheita para ensilar. Assim a análise bromatológica de silo é uma ferramenta, que dá grande subsídio para o produtor na alimentação dos animais. Marcos ressaltou que a saber interpretar a análise é fundamental.

Para o produtor Marciel Júnior, da comunidade rural de Capoeira da Cana, esse apoio na interpretação da análise de silagem será muito importante para corrigir meu procedimento nas próximas demandas.

Publicado em: 16 de julho de 2021