No sentido de atender aos princípios básicos da licitação, Córrego Fundo conta com uma comissão para avaliação das amostras de gêneros alimentícios utilizados no âmbito da administração pública.
A comissão, formada pelas servidoras Marcilene Gomes da Silva, Ausleny Fane de Sousa, Quese da Costa Silva Silveira e Maria Gorete de Faria avalia as amostras dos produtos propostos pelas empresas vencedoras de cada lote pelo edital do processo licitatório na contratação para fornecimento de gêneros alimentícios destinados à alimentação escolar. A avaliação se estende ainda aos gêneros utilizados em outros setores do município, como é o caso do café.
O método de avaliação consiste na análise das embalagens para averiguação das características solicitadas no edital e degustação dos produtos, em que são avaliadas as características sensoriais, como aparência, cheiro, textura e sabor, além da qualidade e características organolépticas dos itens. Todo o trabalho é realizado em conformidade com resolução FNDE n° 06, de 08 de maio de 2020, considerando a legislação sanitária, regulamentos técnicos de qualidade e normas técnicas vigentes no país.
Ao final da avaliação a supervisora do Departamento de Merenda Escolar e responsável técnica pelo PNAE, Ausleny Fane de Sousa emite um relatório ao seu parecer técnico sobre as amostras.
O objetivo deste trabalho é garantir que os gêneros alimentícios, adquiridos pela Administração e utilizados na merenda escolar, nas cestas básicas e pelos próprios servidores sejam seguros.
Publicado em: 14 de junho de 2021