Emater e Departamento de Agricultura auxiliam produtores na construção de biodigestores

Os produtores rurais de Córrego Fundo vêm sendo incentivados a construírem biodigestores, para produção de biogás e biofertilizante. A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), por meio do técnico Marcos Roberto de Souza e o Departamento Municipal de Agricultura vem prestando todo o apoio e a orientação na instalação e manutenção desses mecanismos. Para Marcos, esta tem sido uma alternativa sustentável diante do aumento constante dos preços do gás de cozinha e dos fertilizantes químicos. “A instalação dos biodigestores é a forma de continuarem produzindo de forma mais barata e sustentável, já que o gás é produzido com uma matéria-prima que poderia estar sendo jogada no meio ambiente, causando sujeira e poluição”, afirma. “Com esta iniciativa o que ocorre é a geração de dois produtos, que trazem uma economia diretamente para o bolso do produtor”.

O técnico explica que os biodigestores podem ser feitos de vários modelos, com tambores de 200 litros de ferro, caixas d’água de fibra, ou com bombonas de plástico, a exemplo do feito na propriedade de José Geraldo. Ele salienta que o biogás é um produto seguro, podendo ser utilizado tanto na agroindústria, quanto no fogão da cozinha, com apenas algumas adaptações.

Já o supervisor do Departamento de Agricultura, Bruno César Leal lembra que tecnologias baratas e acessíveis devem ser implementadas, facilitando a vida dos produtores e ajudando na conservação do meio ambiente”.