EMATER e departamento de Agricultura auxiliam produtores a registrarem no Serviço de Inspeção Municipal

A parceria do município com a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), por meio do departamento de Agricultura, tem promovido inúmeras ações para auxiliar os produtores rurais nas mais diversas demandas. Um importante apoio está na elaboração de um Memorial Descritivo Econômico e Sanitário, fundamental para que a agroindústria familiar possa se registrar junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo o técnico Marcos Roberto de Souza, esse é dos documentos técnicos necessários para registro junto ao SIM. O Serviço de Inspeção Municipal controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos e doces com produtos de origem animal. Monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Com esta certificação, fica regularizada a comercialização dos produtos na cidade.

Para o supervisor do departamento de Agricultura, Bruno Cesar Leal, esse apoio às pequenas agroindústrias contribui para gerar renda para a família e movimenta a economia da cidade.

O produtor Fideles de Faria foi um dos produtores que teve apoio gratuito para elaboração do Memorial Descritivo e agora continuam as próximas etapas para registro no SIM. “Sem este auxílio da EMATER e do departamento de Agricultura, teríamos que fazer investimentos dispendiosos para conseguir a certificação”, comentou

NA FOTO: O produtor rural Fideles de Faria e sua esposa

Publicado em: 12 de abril de 2021