EMATER e departamento de Agricultura participam de reunião para tratar do registro do queijo Cárstico

O município de Córrego Fundo, representando por técnico da EMATER, Marcos Roberto de Souza, e pelo supervisor do departamento de Agricultura, participou de reunião para criar e registrar o produto e a região do Queijo Cárstico, produzido na região calcária. A reunião ocorreu em Pains no dia 5 de março e também contou com representantes das cidades de Arcos e Formiga.

De acordo com o técnico da EMATER, da mesma forma que existe o queijo da região da Canastra, de Araxá, do Serro, entre outros, a região pretende evidenciar o queijo produzido na região Cárstica (ou calcária). Poderão ser incluídos como queijos cársticos o queijo minas artesanal, que é feito de leite cru maturado, bem como o queijo do leite pasteurizado, como o queijo minas frescal, entre outros.

A intenção é envolver as cidades de Arcos, Pains, Córrego Fundo e Formiga, criando a região do queijo Cárstico/Centro Oeste de Minas Gerais. Além disso, a proposta envolve também a criação de uma associação regional do queijo para valorizar e dar visibilidade aos queijos da região.

“A região da Canastra, muito próxima à nossa, começou com uma ideia, coragem e muito trabalho e, hoje, é reconhecida no mundo todo. É um processo que envolve muitas etapas”.

O supervisor do departamento de Agricultura, Bruno César Leal, destacou que este é apenas um primeiro passo de um projeto muito importante, que poderá valorizar nossa região, nossos produtores, nossa economia e a nossa história. “Todos os municípios contam com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), sendo assim, temos viabilidade de concretização desta proposta”, comentou.

Publicado em: 10 de março de 2021