Vacinação em Córrego Fundo poderá começar ainda neste mês

A vacina ainda não será disponibilizada para toda a população, por isso os cuidados preventivos são indispensáveis

A vacinação para conter a contaminação pelo covid-19 começou no Brasil neste domingo, 17 de janeiro. O município de Córrego Fundo está se mobilizando para receber e iniciar a imunização ainda este mês, segundo informou a secretária de Saúde, Alessandra Lopes de Faria.

A secretária de Saúde se manifestou de forma muito ponderada e responsável para tratar da questão. “Todo o país está celebrando esta importantíssima conquista para a saúde coletiva. Entretanto, o Governo do Estado receberá este mês 560 mil doses, e estas serão distribuídas para todos os 853 municípios mineiros. Isso quer dizer que as estratégias de distribuição e vacinação ainda serão um desafio e teremos todos que ter paciência.

Os principais pontos da estratégia de vacinação de Córrego Fundo estão aprovados e a cidade já se prepara para receber, armazenar e imunizar a população. Temos equipes treinadas e outras em fase de capacitação para executar a estratégia de vacinação de forma eficiente, comentou a secretária.

O programa estadual Minas Consciente estabeleceu as fases da campanha, segundo os critérios de prioridade da população. A primeira fase da campanha compreende trabalhadores da área de saúde, pessoas com idade a partir de 80 anos, pessoas com idade entre 79 e 75 anos; pessoas institucionalizadas (como asilos e residências inclusivas) a partir de 60 anos e indígenas.

Em seguida, a segunda fase será direcionada para as pessoas com idades entre 74 e 70 anos, 69 e 65 anos e 64 e 60 anos.

A 3ª fase abarca indivíduos com comorbidades, tais como: diabéticos, hipertensos, doenças pulmonares crônicas, renais crônicos, doenças cardiovasculares, obesidade grave, oncológicos, transplantados, e com anemia falciforme.

A fase posterior envolve trabalhadores da área da educação, pessoas com deficiência crônica ou permanente severa, forças de segurança, funcionários do sistema prisional. Esses critérios serão padronizados, entretanto o município irá adequá-los à sua própria realidade.

População menor de 18 anos e gestantes

Não há previsão para vacinação da população com idade inferior a 18 anos e gestantes. O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 apresenta contraindicações para menores de 18 anos de idade e gestantes porque as vacinas não foram testadas nesses grupos. Essa realidade é ainda um critério provisório, em razão da urgência de que seja implantado um plano de vacinação para a população tecnicamente considerada mais vulnerável. Após os resultados dos estudos clínicos de fase 3, os dados poderão ser alterados.

Ainda segundo dados do Ministério da Saúde, não será disponibilizada vacina para a toda a população, por isso, os cuidados preventivos como protocolos de higiene, uso de máscaras faciais e isolamento social são indispensáveis.

Segundo informações da secretaria Municipal de Saúde, essa limitação quanto a distribuição da vacina é estratégia inicial do Governo Federal e, conforme ocorrer o progresso da vacinação, poderá haver mudança e ampliações.

Coronavac

A vacina que já está sendo aplicada no Brasil e será distribuída para os estados e municípios nos próximos dias é a CORONAVAC, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou no domingo, 17 de janeiro, a autorização para uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra o Covid-19.

Microrregião

Córrego Fundo já está reunindo-se com os municípios da microrregião para tratar da operacionalização das estratégias de vacinação. Na manhã de hoje, 18 de janeiro, houve um encontro entre as autoridades políticas e de saúde para tratar do assunto e buscar celeridade no processo e adequação às necessidades locais/regionais. A reunião ocorreu em Formiga.