Secretaria de Políticas Sociais de Córrego Fundo realiza ações de apoio durante pandemia

A Secretaria de Políticas Sociais de Córrego Fundo tem empreendido uma gestão proativa, buscando proteger a cidade, ao mesmo tempo em que preserva os direitos sociais das camadas menos favorecidas da população. Neste sentido, tomou uma série de medidas e vem executando ações, desde o surgimento e expansão da Covid-19 no Brasil, seguindo sempre as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Ministério da Saúde, Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), bem como legislação emitida pela Prefeitura Municipal de Córrego Fundo. O objetivo é o enfrentamento consciente da Covid-19, sem deixar de atender aos direitos sociais dos cidadãos córrego-fundenses.

Confira as principais ações realizadas até o momento:

• Interrupção preventiva das atividades dos grupos Viva Mulher e Melhor Idade, assim como os grupos de crianças e jovens, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e grupos de musicalização, que inclui aulas de violão e flauta e coral.
  • Cadastro e distribuição de Kits Merenda adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, atendendo à Lei nº 13.987 de 07 de abril de 2020 e Resolução nº 02 de 09 de abril de 2020.
  • Apoio e instrução no cadastramento do Auxílio Emergencial do Governo Federal destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados e famílias inseridas no Cadastro Único.
  • Atendimento presencial com apoio para usuários inscritos no CAD-UNICO e beneficiários do Programa Bolsa Família.
  • Atendimento do Conselho Tutelar
  • Atendimentos emergenciais de Assistência Social relacionados a casos específicos de vulnerabilidade social.
  • Cadastramento e acompanhamento da inscrição de famílias para recebimento do Bolsa Merenda, do Governo Estadual.
  • Atendimentos presenciais no CRAS – 121 atendimentos em abril e 7 visitas domiciliares.
  • Liberação de benefício eventual do CRAS – Cesta básica.

A Secretaria de Políticas Sociais se compromete a manter o atendimento efetivo, através da atuação de sua equipe, fornecendo proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. No entanto, alerta que este é um momento muito delicado e que é preciso que toda a população esteja consciente da importância do isolamento social. A recomendação é para que todos fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade, seguindo os protocolos dos órgãos de saúde e a legislação municipal, com a utilização de álcool em gel e de máscara.