Vigilância Sanitária promove ação de conscientização nas escolas municipais

No mês de fevereiro, o departamento de Vigilância Sanitária promoveu uma ação de conscientização junto aos alunos das escolas municipais de Córrego Fundo, “Rafael José Alves” e “Tereza Maria de Faria Vaz”. Na ocasião, foram abordados assuntos relacionados a doenças que são especialmente transmitidas no período chuvoso e em casos de enchentes.

As orientações foram apresentadas aos alunos pela fiscal de Vigilância Sanitária, Brunelly Laisa Veloso, que falou sobre os riscos de contaminação e cuidados para prevenção de doenças comuns nesta época.

A ocorrência de chuvas, como as que acontecem nesse período do ano, pode aumentar os riscos de aparecimento de doenças como leptospirose, hepatites infecciosas, diarreias agudas, febre tifoide, dengue, chikungunya, zika, doenças dermatológicas e respiratórias infecciosas, e acidentes por animais peçonhentos. As orientações são para cuidados de higiene, de modo geral, especialmente em relação à água. Os cuidados com os alimentos também precisam ser redobrados.

A presença de roedores, insetos e outros animais podem aumentar os riscos de contaminação. E os animais peçonhentos, mesmo podendo aparecer durante todo o ano, com a chegada do período de calor e chuvas, têm aumentada a probabilidade de ocorrência.

Doenças com maior incidência no período:

• Leptospirose: a ocorrência dos casos da doença tende a ser maior nos períodos de enchentes, porque a enxurrada traz para os ambientes humanos a urina de roedores que estão nos esgotos e bueiros.
  • Hepatite A: a transmissão está relacionada diretamente às condições de saneamento básico e higiene pessoal. Normalmente transmitida por meio de alimentos mal lavados, também pode surgir com a ingestão acidental de água das chuvas contaminada.
  • Diarreia: a doença, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para uma desidratação grave e até mesmo levar ao óbito.
  • Chikungunya, Zika e Dengue – também tendem a aumentar nesse período. Isso porque, com a chegada da época do calor e do período chuvoso, aumenta a quantidade de água parada, facilitando a proliferação do vetor dessas doenças.