Escolas córrego-fundenses participam de avaliações estadual e federal

Alunos das escolas da rede pública de ensino de Córrego Fundo participam, este ano de avaliações de desempenho nos âmbitos estadual e federal.

No mês de outubro os alunos realizaram as provas do do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), desenvolvidas pelo Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do Ensino Fundamental, os estudantes responderam a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Em 2019, pela primeira vez, os alunos do 9º ano fizeram uma prova amostral de Ciências da Natureza (CN) e Ciências Humanas (CH). No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também responderam a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo, além de poder ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.

Para este mês estão previstas as provas do Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) e Proeb (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica) que fazem parte do Simave (Sistema Mineiro de Avaliação). Os alunos estão se preparando em um trabalho que consta da intensificação dos estudos, por meio de testes das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

O objetivo é fornecer subsídios às escolas, para o redirecionamento de seus projetos, possibilitando o delineamento de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e uma maior eficácia das ações pedagógica.

Na foto registro da preparação dos alunos córrego-fundenses para as avaliações.

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