A secretaria de Saúde divulgou, nesta semana, cuidados que população deve ter para a prevenção do Sarampo.
O Sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal se não tratada corretamente. Sua transmissão ocorre por meio da tosse, fala, espirro ou respiração do doente. A única maneira de evitar o sarampo a pela vacina.
O doente apresenta febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Veja quando devem ser tomadas as vacinas:
– Aos 12 meses de idade (1 ano) – Primeira dose;
– Aos 15 meses de idade – Segunda e última dose por toda a vida.
Os tipos de vacinas são:
– Dupla viral – Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
– Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
– Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. A recomendação é que não se faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e que em casos de suspeita da doença, procure o serviço de saúde mais próximo.
Publicado em: 19 de agosto de 2019