Córrego Fundo atinge 100% da meta em Campanha de Vacinação contra Raiva

O município de Córrego Fundo atingiu 100% da meta na Campanha de Vacinação Antirrábica. Realizada entre os dias 8 e 24 de julho, a vacinação alcançou toda a população canina e felina, com postos de vacinação em diversas localidades do município. Nas comunidades rurais os vacinadores visitaram os domicílios em conjunto com as agentes comunitárias de saúde.
Na oportunidade foram vacinados 1391 animais, sendo 110 gatos e 1281 cachorros.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Keli Cristina da Silva, a raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete todos os mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida, principalmente, pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.
Ainda segundo a secretária, a pessoa agredida ou em contato com o animal doente deve lavar bem o local de contato com água e sabão e procurar uma unidade de saúde.

“A vacinação é importante para prevenir a doença nos animais e um possível contágio para o homem, sendo que a raiva humana leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados,” comenta ela.

A secretária lembrou ainda que o sucesso da vacinação foi graças ao empenho dos servidores da secretaria de Saúde e também da população que aderiu à campanha, levando seus animais para serem vacinados.

Publicado em: 30 de julho de 2019