EMATER realiza análise de solo em propriedades do município

Está em tempo de os produtores rurais iniciarem os preparativos para as safras 2019/2020. Quem orienta é a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O técnico da unidade no município, Marcos Roberto de Souza, explica que o primeiro passo é saber como está o solo da propriedade, verificar a necessidade de fazer a correção e fertilização.

Essa é só a primeira parte do trabalho de orientação que a EMATER e o departamento de Agricultura do município desenvolvem com as propriedades rurais de Córrego Fundo.

O diferencial é o trabalho de parceria que é oferecido para análise de solo nas propriedades da cidade. De acordo com o técnico da EMATER, “é feita uma visita na propriedade, realizada a coleta da amostra de solo da forma correta, seguindo procedimentos técnicos. Essa amostra é enviada ao laboratório de análises de solo, e, logo após o resultado sair, os dados são interpretados e feita a orientação ao produtor, conforme a cultura que deseja implantar na área”.

Marcos Roberto explicou que todo o trabalho é feito gratuitamente e que o único custo é da análise do laboratório.

“A análise de solo é como se fosse o exame de sangue da terra”, explicou o técnico. “Assim como o médico utiliza o exame de sangue para saber como está a saúde do paciente, os técnicos da área agrícola usam a análise de solo para saber como está aquela gleba da terra que será cultivada. Com isso, pode-se orientar o produtor sobre o que deve ser feito para que a terra seja corrigida, conseguindo assim uma boa produção”.

As orientações da EMATER é que, com a análise do solo, o investimento na plantação é feito de forma mais econômica, porque a terra é trabalhada considerando as necessidades de cada cultura.

O supervisor do departamento de Agricultura, Júnior Welton Duque, comentou que a demanda pela análise de solo aumenta a cada ano. “Isso é muito positivo. O produtor que quiser pode procurar o departamento de Agricultura e escritório da EMATER, no prédio da prefeitura”.

Publicado em: 27 de junho de 2019