Dicas do PROCON REGIONAL para os consumidores no Dia das Mães – 2019

Com a proximidade da segunda melhor data do ano em vendas para o comércio, o Dia das Mães, que é considerado como “o Natal do 1º semestre”, pela forte importância nas vendas do varejo, o PROCON REGIONAL (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG) traz várias dicas para os consumidores.

Assim, para evitar problemas e situações desagradáveis nesse período (antes, durante e depois das compras), o PROCON REGIONAL (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG) orienta que os consumidores fiquem atentos a alguns detalhes importantes. Confiram as dicas:

1) Antes de comprar algum produto ou contratar algum serviço, pesquise o preço dos mesmos. Os preços podem variar muito de um estabelecimento comercial para o outro.

2) O consumidor tem direito a obter todas as informações sobre o produto, inclusive por escrito, se assim desejar. É importante tirar todas as dúvidas sobre o produto antes da compra.

3) Verifique, antes da compra, as condições da garantia legal, se o fabricante disponibiliza assistências técnicas autorizadas na cidade e se ele arca com os custos de envio do produto para as mesmas.

4) Observe se não houve publicidade enganosa, maquiagem de preço – quando aumentam o valor na véspera e diminuem na data como se fosse uma promoção – e se a descrição do produto é a mesma na hora da compra.

5) Exija sempre a Nota Fiscal, que é a sua garantia para eventuais defeitos ou trocas e também contribui para o combate à sonegação fiscal. A Nota Fiscal, além de resguardar os seus direitos de consumidor, contribui com a arrecadação do Município que é revertida em benefícios e melhorias aos cidadãos.

6) Devido ao enorme fluxo de vendas neste período que antecede o Dia das Mães, atente-se ao prazo de entrega, para não correr o risco do seu produto chegar depois do Dia das Mães.

7) Prefira pagamentos à vista. Caso isso não seja possível, avalie com cautela as formas de pagamento, procurando saber, antes da compra, quanto pagará pelo produto, quais as taxas de juros mensais, quantas parcelas, o valor delas e as opções para pagamento a prazo.

8) Nunca compre um alimento, especialmente para o almoço do Dia das Mães, com a data de validade vencida, quase para vencer ou com embalagem aberta, furada, amassada, danificada ou enferrujada.

9) O comerciante não é obrigado a trocar um produto só porque o consumidor não gostou da cor ou do modelo, bem como se não serviu, no caso de peças de vestuário e acessórios. Caso ele assuma esse compromisso, peça-o para constar essas informações por escrito, para evitar transtornos com a troca.

10) O consumidor tem o direito de exercer o direito de arrependimento e cancelar compras de produtos ou serviços, realizadas fora do estabelecimento comercial, como por exemplo: internet e telefone, em 07 (sete) dias, contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato.

11) O prazo para o consumidor reclamar do defeito do produto ou serviço é de:
a) 30 (trinta) dias – Para produto ou serviço não durável. Ex.: alimentos.
b) 90 (noventa) dias – Para produto ou serviço durável. Ex.: celular. Isso é a chamada garantia legal. Mas alguns fabricantes prorrogam a garantia por mais tempo.

O PROCON REGIONAL deseja a todos os consumidores um Feliz Dia das Mães!
Os consumidores que se sentirem lesados ou necessitarem de algum esclarecimento devem comparecer ao PROCON REGIONAL (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG), que está situado na Rua Lassance Cunha, nº 82, no Centro de Formiga/MG, CEP: 35570-000. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

%d blogueiros gostam disto: