PROCON REGIONAL (Formiga, Córrego Fundo e Pimenta) orienta os consumidores sobre a Black Friday de 2018

Órgão dá dicas aos consumidores para efetuarem uma compra segura

No dia 23 de novembro de 2018, sexta-feira, ocorrerá a chamada Black Friday, data em que os lojistas (lojas físicas e online/sites) oferecem produtos com grandes descontos, em diversos produtos tais como e eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets e eletrodomésticos), dentre vários outros tipos de produtos de diferentes ramos do comércio. Todavia os consumidores devem ficar atentos, pois já houve a constatação – pelos Procons de todo país – da prática da maquiagem de preços, ou seja, as empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer “descontos” no momento da realização da promoção, bem como é importante registrar que já existem algumas empresas/lojas divulgando promoções antecipadas.

O Procon Regional (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG) orienta ainda os consumidores a pesquisar antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, pois podem ser encontrados preços e condições de pagamento mais atraentes.

Além disto, antes de efetuar a compra, é preciso avaliar se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso.

Seguem algumas dicas do PROCON REGIONAL (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG):

• Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado;

• É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

• Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

• Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

Dicas de segurança nas compras pela internet
:

• Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas pode ser perigoso se os consumidores não tomarem alguns cuidados:

• Procurem no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

• Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

• Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

• Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

• Nunca realize transações online em lan houses, cyber café ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Direitos do consumidor:

O fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:

• Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada;

• O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir de sua constatação. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante, à escolha do consumidor;

• Produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as mesmas regras dos nacionais;

• No caso de mercadorias que necessitem ser entregues em domicilio, solicite que o prazo de entrega seja registrado no agendamento de data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor;

• No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento;

• Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, internet), há o prazo sete dias para desistir da compra, sem a necessidade de apontar qualquer motivo, contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento.

Nesta data (Black Friday) é muito comum os consumidores se depararem com alguns problemas, tais como: promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, por exemplo.

Nesses casos mencionados, bem como em quaisquer outros tipos de problemas que possam surgir, os consumidores deverão tentar resolvê-los através dos canais de atendimento disponibilizados pelos fornecedores e, caso não tenham êxito na resolução destes problemas e/ou se sentirem lesados ou necessitarem de algum esclarecimento, os mesmos deverão procurar o PROCON REGIONAL (Formiga/MG, Córrego Fundo/MG e Pimenta/MG) que está situado na Rua Lassance Cunha, nº 82, Centro, Formiga/MG, CEP: 35570-000, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Lembrando que o nosso telefone de contato é o (37) 3329-1830.

Publicado em: 21 de novembro de 2018