Escola municipal realiza evento literário

Está sendo realizado, na Escola Municipal Rafael José Alves, o projeto literário: “Batalha da Leitura”. Desde junho deste ano as turmas dos 3º, 4º e 5º anos estão envolvidas nas atividades.

Durante as atividades, os alunos se reúnem na biblioteca, sala de multimídia ou sala de aula e fazem leituras de textos escolhidos pela bibliotecária e pelas professoras.

Os alunos são divididos em 3 grupos, de acordo com o nível de leitura de cada um. De cada grupo sai um vencedor que é escolhido através de critérios de oralidade, leitura com pausa e fluência. A avaliação é feita pela bibliotecária, em conjunto com as professoras.

O projeto é desenvolvido pela bibliotecária Vanessa de Fátima Chaves, em parceria com as professoras de cada turma e tem por objetivo consolidar o hábito de leitura nos alunos da escola.

Segundo a bibliotecária, além de estimular o gosto pela leitura de forma lúdica, a iniciativa visa uma série de benefícios para os alunos.

“O projeto pretende despertar a capacidade de interpretação dos alunos, proporcionar a interação entre alunos e biblioteca, e estimular o cuidado com os livros,” explica ela.

“Além disso, busca incentivar o conhecimento do acervo bibliográfico da escola, desenvolver o senso de responsabilidade, além de promover a descontração e ampliar a linguagem oral dos alunos,” complementa.

O projeto é realizado quinzenalmente e já passou por várias etapas. O desempenho dos alunos é divulgado em um mural exposto na escola, com os nomes dos vencedores. Os três alunos com as melhores colocações de cada turma serão premiados em um evento na escola, no final no ano.

Publicado em: 31 de agosto de 2018