Vigilância Sanitária promove orientações sobre doença canina Cinomose

No dia 29 de junho de 2018, a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoveu orientações e entrega de folder educativo a estudantes das Escolas Municipais Tereza Maria de Faria Vaz e Rafael José Alves, bem como da Escola Estadual Padre José Sangali. Na ocasião, foi explicado aos alunos o que é a doença canina Cinomose, seus sinais e sintomas para identificação, além das consequências e formas de prevenção. Participaram da ação a enfermeira Leila Paim e a fiscal de Vigilância Sanitária, Brenda da Silva.

A Cinomose é uma doença grave e altamente contagiosa que afeta cães de qualquer raça ou idade, frequentemente levando-os à morte ou deixando sequelas para a vida toda. Segundo informações do departamento de Vigilância Sanitária, humanos não são contaminados com a doença.

Os principais danos são neurológicos bastante sérios e o cão pode apresentar paralisia. Ainda não existem medicamentos antivirais eficazes para o combate à doença e somente a vacinação anual é eficaz para a prevenção.

Filhotes e cães adultos que nunca foram vacinados devem receber três doses da vacina múltipla (V8 ou V10). Adultos devem receber o reforço anual.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina antirrábica imuniza os cães contra a raiva. Já a vacinação contra Cinomose é feita por veterinários ou clínicas particulares.