Eventos literários são promovidos na Escola Municipal Rafael José Alves

Uma série de evento literários foi realizado durante esse semestre na Escola Municipal Rafael José Alves.

Comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil

No dia 26 de abril, a escola comemorou o Dia do Livro Infantil. A data, celebrada em todo o Brasil no dia 18 de abril, é devido ao aniversário do escritor e criador da literatura infantil no país, Monteiro Lobato.

A escola realizou uma tarde lúdica, com exposição dos livros de Monteiro Lobato e atividades para lembrar o dia. O evento teve início às 14h, com a abertura feita pela bibliotecária Vanessa de Fátima Chaves, explicando aos alunos sobre a data. Na sequência as turmas assistiram a uma apresentação teatral com a equipe das bibliotecas públicas de Formiga intitulada “Sítio do Pica pau Amarelo”. Ao final da apresentação, os alunos foram presenteados com brindes oferecidos pela escola, um lápis com ponteira de personagens do conto.

Após o recreio, na sala de multimídia, os alunos assistiram vídeos sobre Monteiro Lobato e o Sítio do Pica Pau Amarelo. A Educação Infantil, 1º e 2º ano, assistiu a um episódio do Sítio “Um Lugar Encantado”; 3º, 4º e 5º ano assistiram a um vídeo onde uma criança visita o sítio do pica pau amarelo em Taubaté (lugar onde Monteiro Lobato viveu sua infância), e explica a biografia do escritor Monteiro Lobato e sua grande contribuição para a Literatura Infantil brasileira. Na visita das salas, todas com horários já definidos, a bibliotecária fez uma breve explanação sobre o tema.

O evento contou com o apoio da direção, equipe pedagógica, professores e equipe da biblioteca.

Empréstimos temáticos

Na semana posterior à comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, atendendo a um pedido da comunidade escolar, foram selecionados livros de Monteiro Lobato para a realização dos empréstimos domiciliares. Os alunos receberam bem os empréstimos temáticos e demonstraram o gosto pelo autor escolhido.

Semana Especial da Hora do Conto

A escola promoveu a Semana da Hora do Conto entre os dias 21 e 25 de maio. A bibliotecária Vanessa de Fátima Chaves realizou em todas as turmas uma Hora do Conto especial, sendo que em cada sala foi contada uma história diferente. Em todas as turmas foi aplicada uma ficha literária pela bibliotecária e pelos professores.

Mais uma vez, o evento contou com o apoio da direção, equipe pedagógica e dos professores.

Segundo a bibliotecária, tanta alunos quanto professores mostraram-se muito satisfeitos com a atividade. “A iniciativa visa ao incentivo da leitura, além da divulgação do acervo existente na biblioteca,” afirmou ela.

Publicado em: 11 de junho de 2018