Córrego Fundo adere ao Novembro Azul

Durante todo do mês, ações voltadas para a saúde do homem foram realizadas nas unidades básicas de saúde do município

Novembro azul é o mês de referência do ano que se destina à atenção priorizada à saúde do homem. Neste sentido, vários momentos durante os atendimentos realizados nas UAPS Cristino Antônio de Faria e Padre Dionísio foram dedicados aos homens que procuravam por atendimento nestas unidades, durante o mês.

A população masculina recebeu orientações sobre a importância de realizar o exame de PSA, que deve ser feito anualmente depois dos 50 anos, alertando que este exame é específico para a investigação de alterações na próstata. Os homens também receberam orientações sobre a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas diferentes do que é habitual na vida deles.

A questão cultural que envolve o preconceito na realização do exame de toque e a resistência deles em participar de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças também foi tratada durante as palestras.

O dia 22 de novembro foi escolhido para o dia D de mobilização e conscientização dos homens córrego-fundenses. Na ocasião o enfermeiro e coordenador da Atenção Primária, Douglas Luís de Araújo, esteve nas duas unidades de saúde ministrando palestras para os homens. Além de reforçar todas as ações realizadas ao longo do mês e apontar a necessidade dos homens se cuidarem não somente neste mês, mas durante todo o ano, o profissional fez uma comparação entre homens e mulheres, alertando para o fato de que esses últimos não estão acostumados a realizarem atividades de prevenção de doenças e procuram as unidades de saúde quando os sinais e sintomas de qualquer patologia já estão mais graves. A nutricionista do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família), Fernanda Mendonça, também esteve nas unidades e orientou sobre alimentação saudável. Já o dentista Samuel Leal Pinto aproveitou a oportunidade para falar sobre saúde bucal para os homens.

Todo o trabalho foi realizado em parceria com as equipes da Secretaria de Saúde. Segundo a secretária Keli Cristina da Silva, as equipes de atenção básica estão se unindo cada vez mais, para levar muitas informações a toda população, alcançando resultados positivos na promoção de saúde no município. “Precisamos sempre do envolvimento e compromisso da população para que as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde alcancem o maior número de cidadãos,” afirmou a secretária. “Quando o usuário recebe uma informação em saúde, ele deve ser um multiplicador, disseminando informações importantes como hábitos saudáveis de vida e maneiras de prevenir doenças e também ajudando a derrubar alguns mitos,” finalizou.