Iniciado projeto ‘Plantando Saúde’ junto a produtores rurais que utilizam agrotóxicos em lavouras

No mês de outubro, foi realizada a coleta de amostra de sangue para análise e monitoramento da saúde dos produtores rurais interessados no projeto “Plantando Saúde”. O cadastro foi iniciado em setembro. O projeto é direcionado para trabalhadores que utilizam agrotóxicos em suas lavouras. Até o momento, 16 pessoas integram a iniciativa.

De acordo com informações da secretaria de Saúde, o objetivo é investigar se os produtores foram contaminados, durante o tempo de exposição ao produto, por meio de resultado do exame de sangue e iniciar tratamento em casos positivos.

A proposta abrange também orientações aos produtores interessados em mudar a metodologia de cultivo convencional para a técnica agroecológica de cultivo sustentável.

No caso de produtores que não tenham interesse em modificar seus procedimentos de cultivo, haverá orientação para utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual), para o manejo seguro e consciente de agrotóxicos.

Os produtores rurais que tenham interesse em participar do projeto, podem entrar em contato com a secretaria de Saúde, pelo telefone (37) 3322-9144, a partir de janeiro de 2018.

Está marcado para o dia 24 de novembro um treinamento com os profissionais do município, com um médico de Campinas/SP, para capacitá-los a acolher, avaliar os resultados dos exames e dar início ao tratamento médico dos produtores rurais em caso de necessidade.

%d blogueiros gostam disto: