Iniciada Campanha de Vacinação contra Influenza em Córrego Fundo

Foi iniciada em Córrego Fundo, nesta segunda-feira (17/04), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza. A campanha segue a programação nacional e será realizada até o dia 26 de maio.

Nesta campanha de vacinação, além dos indivíduos com 60 anos ou mais, também serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), bem como gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com indicação médica da vacina). Também serão incluídos na campanha, os professores ativos das escolas públicas e privadas.

Para receber a imunização, os cidadãos deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima das suas residências, com cartão de vacina e cartão do SUS. O horário de funcionamento das unidades de saúde de Córrego Fundo é das de 07:30 às 15:30 horas, de segunda a sexta-feira.

Gripe Influenza

A gripe influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacinação contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.