Professores e coordenação pedagógica da Educação Infantil de Córrego Fundo passam por capacitação

No final do primeiro semestre deste ano, professores e equipe da coordenação pedagógica das escolas municipais, com ensino para Educação Infantil, passaram por uma capacitação. Oferecida pelo sistema de ensino SER, que fundamenta o trabalho didático e pedagógico para os alunos desta escolaridade, a atividade ocorreu na Escola Municipal Tereza Maria de Faria Vaz.

O sistema SER, da editora Somos, está sendo utilizado no município desde maio deste ano. O seu objetivo é reunir todas as disciplinas da Educação Infantil em apenas um material, dinamizando assim o trabalho do docente. Os conteúdos são organizados em módulos para serem trabalhados durante o ano, permitindo que o professor assuma a autoria da aula e faça as inserções e propostas adequadas ao grupo com o qual trabalha.

A capacitação foi ministrada pela assessora pedagógica do SER, Lidiane Kelmer. O tema abordado foi “A importância da psicomotricidade no desenvolvimento global da criança”.

Para a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação, Valquíria Cristina de Faria, a capacitação trouxe conteúdos muito interessantes que permitem uma atualização dos professores, bem como o estímulo à criatividade em relação às propostas pedagógicas de responsabilidade dos docentes.

“Psicomotricidade significa a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. É a ciência que estuda o homem por meio de seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo, funcionando como eixo de sustentabilidade da vida sócio-psico-afetiva do sujeito. Dessa forma, através do movimento, dos estímulos e da interação com os objetos, com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende o mundo, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. Na primeira infância a criança busca experiências no seu próprio corpo como meio para: Explorar, Brincar, Criar, Imaginar, Sentir e Aprender de forma lúdica e prazerosa. Daí a importância de abordar este assunto junto aos professores da Educação Infantil”, comentou.