CRAS promove ação de combate ao mosquito Aedes

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Córrego Fundo está desenvolvendo um projeto de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. O trabalho desenvolvido com os jovens envolveu várias ações, entre elas mutirão, gincana para recolhimento de objetos que acumulam água.

As atividades começaram na última semana de fevereiro. Todos os grupos participaram de um mutirão para coletar objetos que favorecem a proliferação do mosquito. De acordo com a responsável pelo projeto, Letícia Íris Guimarães, orientadora social do CRAS, todos os grupo, que têm idades entre 0 e 17 anos, participaram da atividade. Foram visitados lotes e margens de estradas no bairro Eldorado, em Córrego Fundo de Baixo, estrada para a comunidade de Capoeira da Cana, e lotes próximos à secretaria de Políticas Sociais.

Neste período, foi também iniciada uma gincana. Os jovens foram divididos em equipes que estão recolhendo objetos que acumulam água. Será vencedora a equipe que recolher mais objetos. A atividade ainda está acontecendo. Assim como também foi iniciada uma distribuição de peixes para eliminar larvas que se proliferam nas caixas d’água. Estas ações estão sendo acompanhadas de um trabalho de conscientização aos participantes.

Outras ações de conscientização, prevenção e combate ao mosquito transmissor dessas doenças estão previstas para este período. Entre elas está a produção de repelente para distribuição entre os demais grupos de convivência do CRAS, como o grupo da Melhor Idade e Viva Mulher, através de uma parceria do CRAS com a Secretaria de Saúde.

“Os jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participam desta atividade e tomam cada dia mais consciência da seriedade e da importância de todos fazerem sua parte para combater o mosquito e trabalhar para erradicar estas doenças do país”, comentou a orientadora social Letícia Íris Guimarães, responsável pelo projeto.